Sobre o projeto

Vila dos Mellos

Projeto vencedor do concurso Vila dos Mellos para a construção de pequenas casas pré-fabricadas na serra da Mantiqueira. O projeto prevê unidades de 75m² e 60m² com a possibilidade de expansão posterior. O desenho proposto adequa-se às diferentes situações de terreno, implantação e acessos. Veja a seguir o memorial apresentado na ocasião do concurso.

Projeto vencedor de concurso promovido pela Escola da Cidade, 2018

página do concurso
archdaily

Autores:
Denis Joelsons e Guilherme Pardini de Melo
Colaborador:
Alex Daniel Ribeiro Pataro

Paisagem
A cadeia montanhosa da paisagem da Serra da Mantiqueira traz a marca da verticalidade. Como a topografia da região oferece visuais dramáticas de ascensão ou queda, construções horizontais se integrarão melhor a ela. Arquitetura e natureza não devem competir.

Elegemos a horizontalidade como ponto de partida, adotando uma solução pavilhonar. Partimos da maior medida oferecida pelo terreno (14m) para modular a opção de 75m². A disposição longilínea do volume permite uma implantação paralela às curvas de nível, de forma que a altura do conjunto e sua relação com o solo natural mantenha uma proporção bem ajustada. O condomínio Vila dos Mellos não prevê barreiras físicas entre os lotes. Grandes movimentos de terra também devem ser evitados com o mesmo fim de manter a continuidade da paisagem da encosta, sendo assim a privacidade dos moradores está condicionada pelo desnível entre a edificação e os acessos. Tal desnível afasta a experiência doméstica do contato direto com a terra.

Para reinstaurar a relação entre o sítio e a casa, um pátio nos pareceu fundamental: mediação entre certa monumentalidade da natureza e o cotidiano da casa. Uma pequena porção de paisagem contida, internamente integrada à morada, proporcionará uma apropriação do lugar, induzindo um sentimento de pertencimento e vínculo que poderia facilmente se dissolver em uma casa pré-fabricada solta da terra. As varandas cumprem um papel semelhante ao do pátio, na transição entre espaços internos e externos, entre escalas da paisagem.

Acesso
O pequeno pátio acolherá o acesso à edificação. Este espaço compatibiliza situações diversas onde a casa é acessada por cima, por baixo ou em nível: a partir dele o programa se divide entre as áreas social e íntima da casa, usos diurnos e noturnos. O vazio confere maior privacidade à suíte, que pode ser acessada independentemente da área social da casa.

Construção
Na parte alta do terreno será executado um elemento que conjuga as funções de baldrame, calha técnica para instalações e calha de drenagem e desvio de águas pluviais. O baldrame compõe o primeiro eixo longitudinal da estrutura. A calha de instalações oferece flexibilidade para a locação das áreas molhadas em toda a parte posterior da edificação. A calha de drenagem impedirá a erosão do solo abaixo, protegendo o segundo eixo de fundações. Este é composto por blocos de fundação que se prolongam em pilaretes de concreto até a altura do baldrame. Serão 6 pilaretes na casa de 75m² e 5 na de 60m². Sempre espaçados em eixos transversais a cada 2,78m. Vigas metálicas de 6m (padrão industrial) se apoiam no baldrame e no pilarete com vão de 3,6m e balanços de 1,2m – a proporção mais econômica na distribuição dos esforços. O volume da casa, integralmente construído em painéis de CLT, se apoia sobre este conjunto de vigas metálicas. A madeira das faces externas é protegida com painéis avermelhados de Viroc, em contraste com o verde da vegetação. A cobertura recebe telhas termo isoladas que conduzem as águas pluviais ao pátio – tradicional solução em impluvium – através de duas calhas e condutores verticais.

Conforto Térmico
Quando for possível orientar a casa a Norte, a projeção dos beirais nas varandas garantirá que os cômodos só recebam insolação direta nos meses mais frios do ano. O beiral e a proteção das varandas também funcionarão bem se a casa estiver voltada a Leste, filtrando o sol nos horários mais quentes do dia. Se determinada condição exigir sua orientação a Oeste, toldos verticais podem ser acrescentados as varandas para proteger o interior do sol poente. Todos os ambientes da casa desfrutam de ventilação cruzada.