Atelier Leda Catunda
Leda Catunda está produzindo obras em uma nova escala, com dimensões em franco diálogo com o porte dos espaços de museus e galerias em que expõe pelo mundo. A limitação dos ambientes da casa que a artista transformou em seu atelier ficou pronunciada com a estatura dos novos trabalhos. Desta limitação surgiu o convite para imaginarmos juntos um anexo onde é possível trabalhar com luz natural, pendurar trabalhos maiores, trabalhar sobre as paredes, o piso ou cavaletes suspensos. Dois perfis longitudinais ‘mordem’ a viga de concreto preexistente e conformam o lanternim do anexo. Uma cumeeira que difunde luz ao ambiente. Desenhei uma espécie de varal apoiado em carrinhos no banzo inferior dos perfis metálicos, para a confecção e apreciação das diferentes faces de suas peças suspensas.
As paredes são a principal superfície de trabalho do atelier. Para que a fixação de telas, tecidos e papéis fosse fácil e de baixa manutenção, revestimo-las com compensado pintado de branco. Imaginem o estrago que os pregos cotidianos causariam se a parede fosse deixada no reboco masseado.
Para manter as paredes desobstruídas, todas as tomadas foram localizadas na altura do rodapé, na fresta entre o plano de compensado e o piso de cimento queimado. Por fim, um armário de argamassa armada, com apenas 4cm de espessura, abriga o tanque, a tinta e os pincéis.
São Paulo, 2022
Fotografia: Rodrigo Fonseca
Construção: Nix construtora
Leda Catunda está produzindo obras em uma nova escala, com dimensões em franco diálogo com o porte dos espaços de museus e galerias em que expõe pelo mundo. A limitação dos ambientes da casa que a artista transformou em seu atelier ficou pronunciada com a estatura dos novos trabalhos. Desta limitação surgiu o convite para imaginarmos juntos um anexo onde é possível trabalhar com luz natural, pendurar trabalhos maiores, trabalhar sobre as paredes, o piso ou cavaletes suspensos. Dois perfis longitudinais ‘mordem’ a viga de concreto preexistente e conformam o lanternim do anexo. Uma cumeeira que difunde luz ao ambiente. Desenhei uma espécie de varal apoiado em carrinhos no banzo inferior dos perfis metálicos, para a confecção e apreciação das diferentes faces de suas peças suspensas.
As paredes são a principal superfície de trabalho do atelier. Para que a fixação de telas, tecidos e papéis fosse fácil e de baixa manutenção, revestimo-las com compensado pintado de branco. Imaginem o estrago que os pregos cotidianos causariam se a parede fosse deixada no reboco masseado. Para manter as paredes desobstruídas, todas as tomadas foram localizadas na altura do rodapé, na fresta entre o plano de compensado e o piso de cimento queimado. Por fim, um armário de argamassa armada, com apenas 4cm de espessura, abriga o tanque, a tinta e os pincéis.